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Abrir empresa na Bahia: Passo a Passo

Abrir empresa na Bahia: Passo a Passo

Abrir uma empresa na Bahia é o sonho de muitas pessoas que almejam maior autonomia financeira.

Mas para que o negócio entre no mercado com potencial de crescimento, é necessário seguir alguns passos para a regularização.

Neste artigo, preparamos um conteúdo especial sobre abertura de empresa com um passo a passo, documentos necessários e algumas considerações sobre o processo. Acompanhe a leitura!

Quanto tempo demora para abrir uma empresa na Bahia?

De acordo com a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB), o tempo médio para abrir empresa na Bahia é de 4 dias e 6 horas. Mas tudo dependerá de fatores como o município onde a empresa irá funcionar e o tipo de atividade econômica que realizará.

Hoje, com a tecnologia, é possível fazer grande parte do processo de abertura de forma online através dos sites dos órgãos competentes, como a Receita Federal por exemplo.

Isso se torna realidade graças à integração promovida pela Redesim, que estabelece parcerias com órgãos municipais, estaduais e federais que a compõem.

Tal integração garante uma desburocratização e redução de custos ideais para quem busca empreender atualmente.

O que considerar antes de abrir uma empresa?

Antes de abrir uma empresa em Salvador ou na Bahia, é fundamental fazer um plano de negócios para definir pontos como objetivos, estratégias e as responsabilidades legais que terá que cumprir a partir da legalização.

O planejamento vai contribuir para que seu negócio entre no mercado blindado contra problemas e com melhores chances de crescimento.

Entre alguns aspectos que devem ser considerados no planejamento da abertura estão:

  • Tipo jurídico: modelo de negócio que a empresa escolherá (ex: EIRELI, MEI, EI, LTDA, etc);
  • Atividade econômica: quais atividades a empresa realizará;
  • Valor do capital: recursos que sócios e proprietários possuem no momento da abertura da empresa;
  • Localização: endereço onde o negócio irá funcionar;
  • Nome: nome da empresa, pode ser social (o que aparece nas notas fiscais) e fantasia (usado em publicidade e fachada, etc);

O ideal é contar com uma contabilidade para te auxiliar em todo o processo de abertura, desde o plano de negócios até a obtenção dos documentos para atuar dentro da legalidade. Assim, você fica livre das burocracias e tem a certeza de que tudo será feito da forma correta.

Mas caso você esteja na dúvida e queira saber todos os passos para abrir empresa de forma rápida e segura, é possível conferir no tópico a seguir.

Como abrir empresa na Bahia: passo a passo

1- Consulta prévia de localização

Um dos primeiros passos para abrir empresa na Bahia é verificar se o endereço que você escolheu pode ser utilizado para desenvolver as atividades comerciais. 

Essa consulta deve ser feita junto à Prefeitura do município onde o negócio será aberto. 

2- Elaboração do Contrato Social

A elaboração do Contrato Social irá estabelecer aspectos como o capital de cada um dos sócios a ser aplicado na empresa inicialmente, quais serão as atividades econômicas da empresa e como será o funcionamento (sócio administrador, etc). 

Para a elaboração desse documento, procure avaliar o melhor tipo de regime tributário a que seu negócio pode se enquadrar. Opções como o Simples Nacional podem trazer muitas vantagens em alguns casos.

Também é necessário checar se a Razão Social escolhida (nome) e o objeto social da empresa estão disponíveis para concluir a composição do Contrato Social. Essa pesquisa pode ser feita junto à JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia).

3- Registro na JUCEB

Depois de elaborar o Contrato Social, é hora de fazer o registro na JUCEB ou no Cartório de Pessoas Jurídicas da Bahia.

A partir desse registro, seu negócio passará a existir de forma oficial. Mas lembrando que, como é feito antes da emissão do CNPJ, esse registro não fornece uma autorização para começar a atuar. Trata-se, antes, de uma parte importante para seguir no processo de formalização.

4- Obtenção dos alvarás de funcionamento e localização

Para poder abrir as portas, é necessário obter o alvará de funcionamento. Esse documento deve ser solicitado na Prefeitura da sua cidade, onde será comprovado se o seu negócio segue todas as condições exigidas para exercer a atividade escolhida. 

Mas atenção: antes de requerer o alvará de funcionamento ou fazer a inscrição na Junta Comercial, você precisará ter feito a consulta prévia para verificar se a atividade pode ser desenvolvida no local escolhido para abrigar a empresa. 

5- Inscrição estadual

Em caso de empresas pertencentes a setores como comércio, serviços de transporte, indústria, comunicação e energia, a inscrição estadual é obrigatória. 

Esse documento pode ser obtido via internet pelo site do SEFAZ da Bahia e com ele será possível receber a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

6- Licenças e inscrições nos órgãos competentes

Para abrir uma empresa na Bahia e conseguir o alvará de funcionamento, é fundamental obter todas as autorizações necessárias ante os órgãos de vistoria. 

As licenças e inscrições a serem obtidas dependerão do ramo de atividade, localização e do porte da empresa.

Entre algumas inscrições e licenças mais exigidas estão:

  • Licença sanitária: documento obtido em órgãos municipais, estaduais e federais de vigilância sanitária.
  • Licença ambiental: pode ser obtida em órgãos municipais e estaduais do meio ambiente e no IBAMA.
  • Licença do Corpo de Bombeiros: a Vistoria de cumprimento das normas de segurança pode ser emitida junto ao Corpo de Bombeiros e é procedimento padrão em todas as empresas.

Também é importante se atentar que algumas atividades empresariais vão requerer a inscrição em órgãos federais, como o Ministério da Agricultura, Polícia Federal, entre outros.

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa na Bahia?

Entre os documentos necessários para começar o processo de abertura de empresa estão os documentos pessoais e os da futura empresa.

Documentos pessoais:

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia simples do CPF dos sócios;
  • Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
  • Certidão de casamento (em caso de união);
  • Carteira do órgão regulamentador (OAB, CREA, etc);
  • Última declaração do Imposto de Renda;

Documentos da empresa:

  • Cópia simples do comprovante de endereço onde será a sede do negócio (caso não seja o mesmo que o residencial);
  • Cópia do IPTU ou de outro documento que mostre a Inscrição Imobiliária ou indique o imóvel onde funcionará a empresa;
  • Capital social;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Quem será o administrador;
  • Atividades econômicas da empresa;
  • Nome fantasia da empresa;

Em caso de mais de um sócio, os documentos pessoais também serão exigidos para abrir a empresa.

A importância de contar com uma contabilidade especializada

O processo de abertura de empresa na Bahia não deve ser demorado se você contar com uma contabilidade especializada nesse serviço.

Um contador irá orientar da melhor forma possível sobre todas as etapas de abertura, como os custos e quais são as licenças necessárias para atuar com segurança. 

A empresa de contabilidade ainda poderá auxiliar no planejamento do negócio e no que mais for preciso para que você entre no mercado com as chances de sucesso potencializadas.

A Contabiliza Bahia é especialista em Abertura de Empresas rápida e descomplicada. Somos referência no mercado contábil, com contadores consultores com larga experiência para conduzir todo o processo com a segurança que você merece.

Por isso, se você deseja abrir seu negócio na Bahia e atuar dentro da legalidade, entre em contato agora mesmo com nossa equipe. Estamos prontos para te ajudar!

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